top of page

Articulação

EXERCÍCIOS ARTICULATÓRIOS

* PA TA KA PRA TRA KRA PLA TLA KLA

* PE TE KE PRE TRE KRE PLE TLE KLE

* PI TI KI PRI TRI KRI PLI TLI KLI

* PO TO KO PRO TRO KRO PLO TLO KLO

* PU TU KU PRU TRU KRU PLU TLU KLU

* BA DA GA BRA DRA GRA BLA DLA GLA

* BE DE GUE BRE DRE GRE BLE DLE GLE

* BI DI GUI BRI DRI GRI BLI DLI GLI

* BO DO GO BRO DRO GRO BLO DLO GLO

* BU DU GU BRU DRU GRU BLU DLU GLU

* FA SA XA FRA SRA XRA FLA SLA XLA

* FE SE XE FRE SRE XRE FLE SLE XLE

* FI SI XI FRI SRI XRI FLI SLI XLI

* FO SO XO FRO SRO XRO FLO SLO XLO

* FU SU XU FRU SRU XRU FLU SLU XLU



A voz também é totalmente influenciada pela confiança, então acredite em sua voz, em sua opinião, como fazer isso falando bastante com muitas pessoas, debatendo, discursando ;). Confie na sua voz e o que tem a dizer.


5 táticas incríveis de como melhorar a dicção


1. Grave e ouça a sua voz


A primeira dica para quem quer saber como melhorar a dicção é gravar a si mesmo lendo um texto aleatório. Essa ação ajudará você a parametrizar os pontos que precisam ser melhorados, ouvir quais sílabas você tem mais dificuldade em pronunciar e os trechos que ficaram menos compreendidos.

Faça a experiência de falar em ritmos, propósitos e emoções diferentes. Quanto mais opções testar, mais conhecimento terá da sua voz e dos pontos a melhorar.


2. Pronuncie as consoantes com clareza


Essa atividade não é complicada, basta um pouco de atenção para se certificar de que as consoantes estão corretas na fala, com todos os fonemas pronunciados de forma clara e precisa, sem que se misturem ou emendem com outras palavras.

Existem diversas frases, poesias e sons que podem ser repetidos para praticar essas pronúncias. O importante é dedicar um tempo diariamente para isso. Afinal, a prática traz a perfeição.


3. Escolha o ritmo ideal para a fala


O ritmo é fundamental para definir a sua melhor dicção. Fale sempre ao seu tempo, concentre-se na melhor forma de pronunciar cada sílaba. Com calma, você conseguirá se comunicar melhor e com mais clareza.

Para ter um bom parâmetro de como está sua clareza, recorra novamente às gravações, tanto durante a prática de discursos, quanto durante os exercícios que estiver fazendo. Caso você detecte sons específicos em que sua dicção esteja ruim, procure por mais exercícios e continue a trabalhar em cada detalhe.


4. Trabalhe o relaxamento da voz


Para que você tenha uma fala clara e limpa, é essencial trabalhar exercícios para a voz, sendo orientados por um fonoaudiólogo. Em momentos de nervosismo, como em um discurso público, por exemplo, é normal que a nossa voz trave ou acelere, fazendo com que as palavras saiam atropeladas, prejudicando a qualidade e a credibilidade da oratória.

Além de respirar fundo e tentar se acalmar, faça um treino de nasalização para relaxar a voz. Veja como é fácil:

Primeiro, bloqueie a entrada de ar, fechando as narinas com os dedos, depois pronuncie o som “hummmm”, como se fosse um zumbido de abelha, com a boca fechada, por mais ou menos um minuto. Pause para respirar e depois repita por mais duas vezes o exercício.

A vibração emitida pelo som ajuda a relaxar as cordas vocais.


5. Pratique exercícios repetidamente


O sucesso para uma boa fala está no quanto você se dedica a melhorar a dicção. Força de vontade e determinação são fundamentais para a prática.

Alguns tipos de exercícios trabalham a articulação da língua e dos músculos da boca, ajudando a treinar a pronúncia perfeita de cada sílaba e palavra para melhorar a dicção, como o exercício da caneta ou lápis. Confira:

Primeiro, é preciso travar os lábios com algum objeto — pode ser um lápis ou uma caneta —, com a ponta de trás posicionada cerca de 1 cm para dentro da boca.

Depois, leia frases curtas e repita-as muitas vezes, sem deixar que a qualidade da pronúncia caia durante as repetições. Quando cansar, tire o lápis e treine as frases nos movimentos normais.

Uma boa dica é usar frases que tenham padrões diferentes, como trava-línguas, rimas e frases com sílabas as quais tenha mais dificuldade em pronunciar. Assim, você diversifica e aproveita melhor o exercício. Abaixo, estão algumas frases que poderão ajudá-lo no treino:

Texto simples

“A clareza da comunicação é um fator determinante na conquista da confiança, que, por sua vez, é fundamental na construção da credibilidade. A credibilidade é fator essencial no êxito do orador.”

Rima

“Caxuxa é uma bruxa baixinha e feliz. Tem uma pinta roxa bem na ponta do nariz. No seu xale xadrez embrulhou o Pixoxó, seu peixinho voador. Ele é o seu xodó!”

Trava-língua

“Lalá, Lelé e Lili, e suas filhas Lalalá, Lelelé e Lilili, e suas netas Lalelá, Lelalé e LeLali, e suas bisnetas Lilelá, Lalilé e Lelali, e suas tataranetas Laleli, Lilalé e Lelilá, cantavam em coro LALALALALALALALÁ.”

Fonte:

f/dracristianeromano

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Que tal ter uma voz de locutor?

Vamos treinar nossa voz com alguns exercícios de trava-línguas Tente ler os trava-línguas sem inverter sílaba: “Joana, a joaninha, enjoada de jantar jiló, jaca e berinjela; resolveu dar um jeito, foi

bottom of page